top of page

APRESENTAÇÃO

    

Nesse ano de 2018 o VII Círculo – Rodas de Conversa Bakhtiniana continuará a circular pelo Brasil. Ele sai das terras quentes de Pernambuco e vai para a região de fronteiras no Sul do Brasil, mais precisamente para a cidade de Cascavel - Paraná. Esse encontro diálogo acontecerá de 12 a 14 de novembro de 2018 nas dependências da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Essa edição está sendo organizada pelo Centro de Educação, Comunicação e Artes – CECA; pelo Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL, pelo Programa de Pós-graduação em Letras – Mestrado Profisisonal – Profletras, e pelo Curso de graduação em Letras, em parceria com o Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe/DL/UFSCar). 

Sobre o formato do evento como o próprio nome disse é um evento que prioriza a conversa em rodas. Em todas as suas edições anteriores, os participantes entendem que, por ser o primeiro evento neste formato, garantiu-se, desde o início, uma maturidade de conversas que contribuíram significativamente para o aprofundamento das discussões nos mais variados estudos bakhtinianos, em que conceitos e reflexões consolidadas – como se espera de quem estuda o pensador há vários anos, sob o viés de suas especificidades – entraram em diálogo para fomentar novos rumos para o pensamento bakhtiniano no país. Em vez de uma vitrine de apresentação de resultados de pesquisas, o CÍRCULO – Rodas de Conversa Bakhtiniana propõe um evento em que o pensamento científico se constrói de modo dialógico, e que de suas conversas resultem as reflexões mais acabadas que aparecerão materializadas em dissertações, teses, artigos e livros com maior densidade e profundidade. Em casa roda de conversa cada participante pode se inscrever para falar, os coordenadores organizam blocos de inscrições e estipulam o tempo de acordo com o número de inscritos e o tempo total da roda e cada sujeito pode usar o tempo da sua falar para apresentar suas comunicações, seus pensamentos, seus questionamentos, sem a necessidade de slides, textos, banners, etc... Cada participante pode se inscrever quantas vezes quiser, dentro do tempo de duração de cada roda. 

A qualidade de nossas reflexões sempre foi arquitetada pelo coletivo, no acabamento dialógico, recheado pelas muitas vozes de todos os conversadores presentes. As várias vozes, competentes, são sempre bem-vindas e todos os que vêm ao CÍRCULO, vêm para conversar. O aparente “improviso” da conversa, como método de trabalho, esconde temas bem organizados, falas preparadas, leituras ricas e extensas da obra bakhtiniana e pesquisas desenvolvidas pelos participantes, que ao final do evento receberam um certificado de Comunicador em cada uma das Rodas de Conversa que participaram, bem como terão seus textos publicados no Caderno de Textos do Rodas.

Preparem seus melhores pensares. Suas falas mais vivas e venham. Estamos todos ansiosos, esperando a chegada de cada um de vocês para esse (re)encontro, para essa grande roda interativa de amigos e pesquisadores que pensam as ciências humanas a partir da vida. Venham firmes e tranquilos. Como nos anos anteriores, teremos um ótimo e divertido evento.

 

Um forte abraço,

 

Terezinha da Conceição Costa-Hübes

Carmen Teresinha Baumgartner

José Kuiava

Centro de Educação, Comunicação e Artes – CECA;

Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL

Programa de Pós-graduação em Letras – Mestrado Profissional – Profletras

Curso de graduação em Letras  

bottom of page